Veja como engajar seus seguidores e fortalecer sua concessionária no Instagram

10 dicas para mandar bem no Instagram da sua concessionária 

Os números não mentem: mais de um bilhão de pessoas estão ativamente usando o Instagram. Desse número, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza a rede social, com 99 milhões de usuários, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e Índia. 

Apenas esses números já são suficientes para mostrar a importância de sua concessionária estar presente nessa rede, mas não basta ter presença sem performance. Nós, que somos especialistas em marketing digital automotivo, separamos 10 dicas para você mandar bem no Instagram da sua concessionária. 

Dica #01: Seja encontrado 

Seu cliente precisa encontrar tudo que ele precisa sobre a sua concessionária no seu perfil

Atualmente, 90% dos usuários seguem alguma marca no Instagram, o que mostra o desejo de estarem conectados a elas. Pensando no seu contexto, se as pessoas estão seguindo a sua  concessionária é porque elas querem saber mais sobre o que ela tem a oferecer e como encontrá-la. 

Essas informações essenciais devem estar configuradas corretamente para que você consiga alcançar o seu público-alvo. O seu nome, @usuário e segmento devem deixar claro sobre o que se trata o seu negócio. 

O texto da bio também é essencial. Você precisa pensar em uma frase curta que seja atraente, mas que também mostre o valor do seu negócio. Junto a bio, você deve mostrar aos seus clientes todas as formas de contato com a sua concessionária. Na @LeadForce.Br, por exemplo, nós utilizamos o Linktree, com links para nossos conteúdos, produtos, youtube e muito mais. 

Dica #02: De pessoas para pessoas

A primeira coisa a ser pensada para você mandar bem em conteúdo é: o que os seus seguidores querem ou precisam saber? 

O conteúdo do Instagram consegue engajar e motivar pessoas. De acordo com dados da própria rede, 87% dos usuários dizem que tomam alguma ação após ver um produto. Isso abre diversas oportunidades dentro da plataforma, pois é possível criar conteúdo integrado com imagens, textos, vídeos e até mesmo CTAs. 

Todos esses formatos podem convergir em uma venda, mas lembre-se, você deve engajar uma comunidade e ter a estratégia correta para apresentar seus produtos e serviços, sem transformar seu perfil em uma vitrine. 

A estratégia de comunicação de uma empresa no Instagram, vai ser diferente do planejamento para o Facebook, Twitter e Linkedin, por exemplo. Saber qual conteúdo vai resultar em uma conversão é indispensável para o sucesso da organização. 

A Lead Force é especialista em marketing digital para concessionárias e uma das nossas soluções é a gestão de redes sociais. Por conhecermos as necessidades dos nossos clientes, construímos estratégias de engajamento focadas no seu público-alvo. 

Dica #03: Conte histórias 

No Instagram, mostre seus cases de sucesso e compartilhe as conquistas dos seus colaboradores. Sua marca precisa inspirar pessoas para incentivar ações

Se criamos produtos, serviços e conteúdos para pessoas, precisamos contar histórias. O grupo Meta identificou um aumento de 80% no tempo gasto em vídeos no Instagram, dos quais, ⅓ das histórias mais visualizadas são as das empresas. A produção de vídeos por dia também subiu mais de quatro vezes na plataforma. 

Esses resultados mostram o desejo das pessoas em se conectarem com histórias. Essas narrativas que não precisam ser veiculadas apenas pelos stories, podem estar presente em outros formatos de conteúdo. São oportunidades para você construir o storytelling da sua marca. 

É possível por meio de legendas, por exemplo, complementar informações sobre um conteúdo e ir desenvolvendo um tom de voz para a sua empresa, direcionando seu material de forma estratégica para seu público. 

Na Lead Force, por exemplo, temos ações que envolvem mostrar os bastidores de nossos serviços e compartilhar histórias de sucesso de nossos colaboradores e nossos clientes. Este tipo de ação, nos traz resultados positivos em nível de engajamento, fortalecimento de marca e autoridade digital. 

Dica #04: Crie conexões reais com seus clientes 

Para aumentar o nível de engajamento do seu público com a sua marca você precisa criar conexões reais com seus clientes. O Instagram oferece diversas formas de sua marca interagir com o seu público. 

A conexão real não é apenas ter alta taxa de visualizações ou receber curtidas sobre um post, mas é abrir o caminho para um diálogo da sua concessionária com o seu cliente. 

Por isso, esteja atento aos comentários e responda seus clientes. Eles precisam sentir que não são apenas um número. Siga também os perfis que são importantes no segmento. 

Ao fazer conexões que façam sentido para seu negócio, você fortalece a sua marca e se torna referência no mercado. 

Dica #05: Acompanhe as tendências

Transforme tendências em oportunidades para a sua concessionária se destacar no Instagram

Qual é o assunto do momento? Quais são as músicas ou danças que estão fazendo sucesso nos Reels? O Instagram está em constante mudança a todo momento. Seja por lançamento de novas funcionalidades ou pelo destaque de um formato de conteúdo. 

As empresas que estão atentas às novidades e conseguem aproveitá-las da forma correta, inovam e engajam o seu público.

A mudança mais recente que ampliou as oportunidades de conversão para empresas na rede foi a liberação do link nos stories, que permite a inserção de um CTA junto a postagem. Outras tendências que você deve acompanhar estão presentes em hashtags, reels e filtros. 

Saiba mais sobre: Link nos stories do Instagram da sua concessionária. 

Dica #06: Peça Feedback 

Eleve sua conexão para um próximo nível, converse com seus clientes e descubra quais são as opiniões dos seus seguidores.Outra forma de aumentar seu engajamento, além de responder comentários e trocar curtidas é abrir a caixa de perguntas dos stories 

A ferramenta é uma pesquisa em tempo real com seus clientes daquilo que eles pensam e querem. Você pode utilizar a caixa de perguntas para pedir feedback sobre seus produtos e serviços, obter ideias para construção de conteúdo e muito mais. Aproveite para divulgar as respostas com elogios e fortalecer a reputação da sua marca.

Dica #07 Mostre os valores do seu negócio 

Mostre para seus seguidores que você valoriza seus colaboradores e clientes ao demonstrar apoio por causas sociais e celebrar datas comemorativas

Por ser uma rede social, o Instagram permite que sua concessionária mostre outros valores do negócio que vão além do produto ou serviço. Por isso, celebre datas comemorativas, compartilhe as conquistas junto à sua equipe e revele como você busca contribuir com a sociedade. 

Os bastidores importam e são uma oportunidade para conquistar e engajar seus seguidores. Muitas marcas costumam compartilhar doações para instituições, participações em eventos sociais e até mesmo a rotina dos funcionários. Isso demonstra transparência e fortalece a conexão do seu público com a sua concessionária. 

Dica #08: Planeja suas ações 

Para obter sucesso na execução das suas ações você precisa mostrar a autenticidade da sua marca. Mas, você só vai conseguir transmitir essa imagem se todas as suas ações apontarem para o mesmo objetivo. 

A melhor forma de mandar bem no Instagram da sua concessionária é planejar suas postagens. Como apontamos anteriormente, é preciso mostrar sua marca de forma humanizada para se conectar com seus clientes. 

Por isso, é importante que todas as suas postagens tenham objetivos claros. Você pode intercalar o tipo de postagem, a tipografia, o conteúdo, mas é preciso ter um propósito: gerar uma conversão, mostrar autoridade, apresentar um veículo, receber feedback e muito mais. 

Ao ter um objetivo de negócio claro, você vai conseguir alcançar seu público de forma mais efetiva, mensurar resultados e validar estratégias. 

Dica #09: Faça eventos online 

A chegada da pandemia mostrou que não precisamos estar limitados a um espaço físico para alcançar pessoas. E essa também é uma oportunidade para você ampliar sua presença digital e ir mais longe com a criação de eventos online. 

Na Lead Force, por exemplo, nós costumamos criar eventos online para compartilhar conhecimentos sobre o setor automotivo, tendências digitais e divulgação de produtos ou serviços. Nossos resultados nessas ações sempre foram positivos, pois muitas vezes, nós convidamos nossos clientes para dividir suas experiências com outros clientes. 

Entre as possibilidades, você pode criar lives para lançamentos de produtos, serviços, divulgação de promoções, webinars, conferências e muito mais. 

Dica #10: Avalie resultados 

Esteja atento ao desempenho das suas ações e identifique quem é seu público-alvo e suas preferências

Mensure seus dados e avalie a efetividade de suas ações com seu público-alvo. Quantos seguidores seu perfil do Instagram possui? Quais foram os conteúdos mais visualizados e mais curtidos? Quais leads vieram do Instagram? Eles estão alinhados com a faixa-etária, gênero e região na qual o seu público-alvo está localizado? Entender e acompanhar métricas como essas é essencial para validar resultados e identificar oportunidades. 

Com o Instagram Ads da Lead Force, por exemplo, a captação de dados acontece em tempo real e os registros das informações sobre seus leads são encaminhados para seu e-mail e possuem integração com o seu CRM. 

Outra vantagem que o Instagram Ads da Lead Force oferece é que com a gestão de tráfego pago eficiente, conseguimos alcançar um maior alcance e visibilidade para as suas redes sociais, com alto índice de impressões pelo menor valor de aquisição por lead. 

Relatório dos nossos clientes no Instagram

No exemplo acima, nossos clientes tiveram um custo por lead (média por cadastro) de R$4,28. Além disso, atingiram aproximadamente 1.428 cadastros, chegando a um alcance de quase 243 mil e cerca de 800 mil impressões. 

Alcançamos o melhor resultado pelo melhor custo benefício, pois nós desenvolvemos ações estratégicas que estejam alinhadas com os objetivos do seu negócio com foco em aquisição, conversão e retenção. 

Como a Lead Force pode ajudar?

A Lead Force é uma empresa líder em inteligência de Marketing Digital especializada no setor automotivo e conta com soluções como o Instagram e Facebook Ads e gestão de redes sociais. No Instagram Ads, nós trabalhamos com nossos clientes dois objetivos: ter alta performance pelo menor custo. 

Quer saber mais? Vamos conversar

Outros
Assuntos

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.

© Copyright 2022 Lead Force