Comunicação omnichannel pode impulsionar as taxas de visitas à sua concessionária em 80%

Cinco ações que não podem faltar na sua estratégia omnichannel 

O crescimento da comunicação integrada e uniforme tem sido observado em todo o mundo. Apesar de as pessoas associarem o omnichannel somente aos resultados digitais, uma pesquisa do Google revelou que essa estratégia de comunicação impulsiona uma taxa de 80% mais visitas às lojas físicas.  Nesse mesmo sentido, outro estudo mostrou que somente no Brasil, a expectativa é que até 2025 o comércio omnichannel tenha aumentado em 30% e que 43% do total de vendas seja omnichannel

Considerando o potencial do omnichannel quando 63% das pessoas descobrem a sua concessionária online e que você deseja levá-las para o seu showroom é preciso construir uma experiência integrada, consistente e efetiva. Para te ajudar nessa jornada, reunimos cinco ações que não podem faltar na sua estratégia Omnichannel. 

#1 Prepare suas equipes para o Omnichannel

Para sair na frente, prepare a sua equipe para construir relacionamentos com seus clientes

Antes de tudo, lembre-se que a sua concessionária é feita por pessoas. Logo, treinar sua equipe para se comunicar de forma integrada e unificada com os seus clientes é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso em omnichannel. 

Durante o National Automobile Dealers Association (NADA SHOW 2022), em português, Associação Nacional de Concessionário de Automóveis, o maior evento do setor de distribuição do mercado automotivo, esse foi um dos tópicos. Nos Estados Unidos, uma pesquisa revelou que em 90% dos casos, a qualidade da comunicação via e-mail e telefone, influencia no processo de escolha da concessionária pelos consumidores. 

Considerando estes aspectos, o palestrante Dave O’Brien, aconselhou os donos de concessionárias a treinarem suas equipes em três pontos: 

  • Construir relacionamentos com seus clientes;
  • Fazer perguntas aos seus clientes para entender as suas motivações;
  • Trocar o “e se” pelo “como poderíamos” para solucionar problemas. 

Por meio destas ações, você garante o sucesso de suas equipes e dos seus clientes. Com essas percepções, seus times conseguirão atuar com um modelo de comunicação estratégica mais eficiente e integrado compartilhando os valores de seus clientes. Além disso, ações que não estão atreladas somente ao ato da venda podem abrir mais oportunidades para retenção e fidelização. 

#2 Conexão entre o showroom físico e digital 

Do mesmo modo que você deve capacitar suas equipes para oferecer um atendimento de qualidade, é preciso que suas ações no meio digital e físico sejam integradas. Ao entrar no site da sua concessionária, seu potencial cliente deve ter a mesma experiência que ele teria dentro do seu showroom. 

Na prática, o que isso significa? Simples, seu site não pode ser tratado apenas como um componente qualquer e sim como um reflexo da sua loja. Como seus visitantes não tem alguém para orientá-los como seria em uma visita física, seu site deve ser claro ao indicar: 

  • Qual é a sua proposta de valor e seu diferencial frente aos concorrentes;
  • Apresentar todos os benefícios que o lead terá em fechar negócio com a sua concessionária; 
  • Destacar os Call to Action (Chamadas para ação) para compra; preenchimento de formulários e outros. 

Alinhando o discurso entre o que seu time de marketing anuncia no seu site e o que os vendedores dizem showroom, você aplica a estratégia omnichannel com efetividade.

Contudo, seu site não é a única ferramenta que pode ser um aliado na sua estratégia omnichannel. O uso de canais de comunicação como redes sociais, WhatsApp e Chat-robô são importantes para que seu cliente consiga te contatar da forma que deseja.

Sobretudo, plataformas de Marketing como a Dealer Marketing Center e o Customer Relationship Management (CRM), auxiliam no processo de captação de informações, centralização de dados e registro para que você consiga qualificar e personalizar seus atendimentos. 

#3 Coloque seu cliente no centro da estratégia 

Você não é o seu cliente! Por isso, identifique o que eles desejam e priorize solucionar suas dores e necessidades

Para garantir o melhor resultado nas suas ações em omnichannel, seu cliente deve estar no centro da sua estratégia. Você não constrói estratégias de comunicação para si mesmo, não vende para o seu próprio time e não é o usuário do seu site. Logo, o desenvolvimento de ações deve priorizar os seus consumidores. Não a si mesmo. 

O que interessa aos seus clientes? Como você pode conduzi-lo ao longo da jornada de compra? Quais são suas dores, desejos e necessidades? Essas são perguntas que você e sua equipe devem buscar responder para construir uma estratégia de comunicação omnichannel de sucesso. Os objetivos da sua concessionária só serão alcançados se você alinhar as suas expectativas aos seus clientes. 

#4 Omnichannel é tendência na geração Z 

A comunicação omnichannel tem ganhado espaço entre as gerações atuais. Porém, para a geração Z, os nascidos entre 1997 e 2012 que serão os futuros clientes das concessionárias pelos próximos anos: ela já é parte da rotina. 

Atualmente, 30%da população brasileira, cerca de 23 milhões de pessoas, pertencem à geração Z. Segundo uma pesquisa divulgada pela vice-presidente da Cox Automotive, no NADA SHOW 2022, 25% dos jovens estão conectados à internet cinco minutos depois de acordar. 

Nesse sentido, vale lembrar que segundo os estudos realizados pelo Data Reportal, o Brasil ocupa as quatro primeiras posições em uso de plataformas de comunicação e redes sociais como Facebook, Instagram, WhatsApp, Tik Tok e Twitter. 

Por isso, é importante que a sua concessionária esteja preparada para se comunicar de forma efetiva com a próxima geração. Investir em omnichannel não é somente uma estratégia de comunicação para o presente e sim, um projeto que vai se refletir no futuro de sucesso do seu negócio. 

#5 Avalie sua abordagem 

A comunicação está em constante movimento. Esteja atento às mudanças, reavalie estratégias, mas mantenha seu cliente no centro

A comunicação tem um grande poder de influência na tomada de decisões do seu cliente. Não é atoa, que gatilhos mentais são utilizados pelos vendedores para reduzirem a carga cognitiva dos clientes e reduzirem o tempo de conversão. 

Porém, é importante destacar que a comunicação com seus clientes não se resume ao momento da venda. Do mesmo modo, é preciso se atentar ao fato de que eles podem contatar sua concessionária por diferentes canais. 

Portanto, para construir um relacionamento de sucesso e a longo prazo é necessário avaliar a sua abordagem com seus clientes. Por isso, algumas dicas são: 

  • Preze pela clareza em suas comunicações: evite ambiguidades ou termos que podem tornar a interpretação equivocada; 
  • Evite o uso de linguagem imprópria como gírias e vícios de linguagem; 
  • Humanize e personalize o diálogo: mostre que existe alguém do outro lado que se importa com o bem-estar do seu cliente. 

Como a Lead Force pode te ajudar? 

Para facilitar a comunicação da sua concessionária com os seus clientes a Lead Force conta com o Whatsforce Plus, uma API Oficial do WhatsApp Business. Com diversas funcionalidades, a ferramenta integra todos os setores da sua concessionária.

Com um único número fixo de WhatsApp por loja, você permite que diferentes setores da sua concessionária atendam aos seus clientes de forma simultânea. O atendimento pode acontecer via WhatsApp, Instagram e Facebook. A solução vem com um robô personalizado para a sua marca, com fluxos de atendimento automáticos para nutrir seus leads e prepará-los para o time comercial.

Além disso, você consegue gerenciar o desempenho de suas equipes e mensurar dados como tempo de atendimento, número de chamadas finalizadas ou incompletas. Todos esses dados estão integrados com a sua plataforma de Marketing e com o CRM da sua concessionária. 

Quer saber mais? Vamos conversar.

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