Resultados do primeiro trimestre e capacidade de produção sinalizam recuperação do setor

Como está o fluxo do showroom da sua concessionária? 

Pandemia, guerra, alta dos juros, escassez de veículos e falta de matéria prima são fatores que com certeza afetaram o fluxo do showroom da sua concessionária.  Apesar do mercado automotivo ter passado por baixas em vendas, produção e exportação a expectativa para este ano é de crescimento no setor. 

Mas de onde vem as projeções de crescimento? Como elas podem impactar o fluxo do showroom da sua concessionária? Nós reunimos as previsões e os resultados de instituições que são referência no setor automotivo para te ajudar a entender como está o cenário e preparar seu showroom digital para receber seus clientes. 

Perspectivas para o setor automotivo 

O fluxo do meu showroom vai melhorar? O que dizem os especialistas?

O mês de fevereiro registrou um crescimento de 3% em relação a janeiro deste ano com as vendas de 120.000 automóveis comerciais leves, contra 116.597 do mês anterior. Mesmo com a alta, o número representa uma baixa em relação ao mesmo período em 2021, em que foram vendidas 158.201 unidades. Porém, para grandes instituições do segmento automotivo, a tímida recuperação permite projeções otimistas com base em capacidade de produção do setor. 

A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave),por exemplo, acredita que a diminuição do Imposto sobre Produtos Industrializados promovida pelo Governo pode favorecer o mercado automotivo. Em especial, se as marcas cujas montadoras mantiverem os preços dos produtos inalterados, de acordo com a tabela do início de fevereiro com a aplicação da redução do IPI. 

Da mesma forma, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), prevê fechar o ano de 2022, com uma produção de 2,268 milhões de carros de passeio e comerciais leves. Esse número é um crescimento de 9,5% se comparado aos 2,071 milhões de unidades produzidas no ano passado. Segundo a Associação, este é um número possível, realista e moderado e um volume baixo comparado a capacidade de produção atual da indústria que é de 4,5 milhões de unidades por ano. 

A projeção do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), é que a produção nas montadoras deve aumentar 12% e que no começo do segundo semestre deste ano, o comércio de semicondutores vai se recuperar. 

Veja mais sobre esse assunto: Confira nossa projeção do mercado automotivo de 2022 

Seu showroom digital está preparado? 

Com projeções positivas de retomada do mercado, sua concessionária deve estar preparada para captar e receber leads.

Atualmente, a  jornada de compra começa na internet e termina no espaço físico. O seu showroom digital é o cartão de visita da sua empresa, por isso, seu site deve ser capaz de atrair e converter seus leads. Aqui vão algumas dicas:

  • Garanta uma boa experiência de uso: Seus leads precisam encontrar o que eles procuram de forma fácil e rápida no seu site, independente do local onde ele está acessando. 

A otimização para dispositivos móveis deve contemplar a responsividade e rapidez do carregamento de suas páginas e um fluxo de navegação rápido e eficiente. 

  • Recepcione seus leads: Se a experiência de compra começa no seu showroom digital, garanta que seus potenciais clientes sejam bem atendidos. Aposte em ferramentas como chat-robô em seus sites e landing pages. A solução serve para captar informações e responder dúvidas pontuais sobre produtos e serviços, a qualquer hora, em qualquer lugar. 
  • Otimize seu site para os mecanismos de busca: Não adianta ter um bom showroom digital se os seus clientes não conseguirem encontrá-lo. É necessário otimizar o SEO do seu site para melhorar o seu tráfego orgânico. Desta forma, você garante um fluxo constante de usuários, sem depender de anúncios. 

Como a Lead Force pode te ajudar?

A Lead Force é uma empresa de inteligência em Marketing Digital especializada no mercado automotivo. Nós podemos te ajudar a melhorar a sua performance online com a construção e otimização do seu site. 

Nós garantimos carregamento rápido e design responsivo. Além disso, somos a única empresa de marketing digital do setor automotivo que é Google Partner Premier. Nossos produtos são otimizados para que seu showroom digital consiga subir nas posições de indicações do Google e de outros buscadores. 

Tudo isso de forma personalizada, de acordo com as necessidades e preferências da sua concessionária. Quer ter um showroom digital que converta? Vamos conversar. 

Conheça nossas soluções para sites

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.

Cases

© Copyright 2022 Lead Force