Na era da informação, quanto mais dados você obtiver sobre os seus leads e clientes, melhor. Conhecer seu público-alvo vai te ajudar a desenvolver ações em marketing mais objetivas. Ainda mais, quando o assunto é o seu conteúdo.
Recentemente, nós falamos sobre a importância da sua concessionária construir personas. Mostramos as vantagens que essa criação traz para suas ações de Marketing em termos de estratégia e de resultados.
Contudo, construir personas é apenas o primeiro passo para criar uma boa estratégia de Marketing.
O segundo passo é investir em conteúdo, pois ele vai se relacionar de forma direta com o seu consumidor. O material que você divulga é essencial para atrair o interesse do seu lead ou cliente e trazê-lo ao seu showroom.
Agora, vamos entender quais são os pontos que você precisa prestar atenção ao construir conteúdo textual.
As dicas são válidas para as suas redes sociais, e-mail marketing, blog e outros canais de comunicação.
Use as palavras com sabedoria

Palavras aproximam, encantam, conquistam e vendem, mas elas também podem afastar, indignar, revoltar e gerar perdas para a sua concessionária.
Por isso, tenha cuidado com os termos utilizados na hora de divulgar algum conteúdo.
A diversidade e a inclusão são pautas que têm ganhado espaço em discussões sociais e que impactam diretamente o marketing digital.
Um estudo realizado pelo Google mostrou que anúncios culturalmente relevantes despertam nos consumidores:
- 1,5x intenção de conhecer mais sobre a marca;
- 2,7x intenção de comprar uma marca pela primeira vez;
- 2,8x recomendações sobre uma marca;
- 50% de intenção de comprar de uma marca novamente.
Por isso, esteja atento ao uso de termos e falas que podem ser ofensivas para seus consumidores, principalmente em campanhas comemorativas.
Afinal, quanto mais conectado o seu público-alvo estiver do seus valores de marca e vice-versa, maiores serão as chances dele promover a sua marca.
Veja também: Desenvolver conteúdo para o site da sua concessionária é relevante?
Personalize conteúdo para suas personas

Partindo do princípio de que suas personas são únicas e possuem desejos e necessidades específicas, a dica é investir em conteúdo personalizado.
Nesse sentido, 53% dos profissionais de marketing disseram em uma pesquisa da Demand Metric que a comunicação contínua e personalizada com os clientes resulta em um impacto de receita significativo para o negócio.
A melhor forma de desenvolver um conteúdo personalizado para alcançar suas personas de forma mais específica é via e-mail marketing.
Assim, você pode criar campanhas segmentadas para cada grupo de personas. Dessa maneira, você pode enviar e-mails com o nome do contato, lembretes sobre compras no carrinho, anunciar promoções e muito mais.
A Lead Force recomenda o Mailtop como solução especializada em disparo de campanhas de e-mail marketing no setor automotivo. Com ela, é possível criar fluxos de automação, personalizar templates, pontuar leads e muito mais.
Saiba como suas personas buscam pelos seus produtos e serviços
É indispensável falar sobre conteúdo digital e não destacar a importância que as palavras-chaves possuem no processo de compra.
De acordo com o Google, 91% dos compradores de carro fazem pesquisa online antes da compra e 63% descobrem a sua loja pela internet. Mas, quais são as palavras que eles utilizam quando fazem essa pesquisa?
Escolher as palavras-chaves corretas e construir uma boa estratégia de SEO para o seu conteúdo vai te ajudar a alcançar um melhor posicionamento nos buscadores de pesquisa.
Contudo, vale lembrar que o trabalho de SEO é constante. O posicionamento das palavras pode mudar por diversos fatores. Logo, o processo de otimização deve ser constante.
Como resultado, você vai atrair tráfego orgânico para o seu site e isso também vai impactar positivamente o desempenho de suas campanhas no Google Ads.
Veja também: SEO: Por que o seu site não aparece na 1° página? – Lead Force – Líder em Marketing Digital Automotivo
Esteja atento ao atendimento ao seu consumidor
Por último e não menos importante: esteja atento à forma como sua concessionária responde às dúvidas dos seus consumidores.
Cresce o número de casos de pessoas que expõem marcas nas redes sociais e sites como o Reclame Aqui por respostas inadequadas e ineficientes em resoluções de problemas.
Padronize seus processos de atendimento e treine seus vendedores para que a experiência que a sua persona vai ter durante a jornada de compra seja unificada em todos os canais de comunicação.
Recentemente, abordamos a importância que a comunicação omnichannel pode trazer para o seu negócio. Isto é também pensar na troca direta de informações entre seus consumidores e atendentes.
Portanto, garanta que a sua concessionária atenda às necessidades e desejos dos seus leads e clientes.
Veja também: Cinco ações que não podem faltar na sua estratégia omnichannel
Como a Lead Force pode te ajudar?
A Lead Force é uma empresa de inteligência em Marketing Digital especializada para o mercado automotivo.
Com o propósito de ajudar nossos clientes a potencializarem seus resultados nós oferecemos otimização em SEO para o site da sua concessionária.
Nossas ações em SEO visam te ajudar a melhorar seu posicionamento orgânico nos buscadores de pesquisa, reduzir os custos de aquisição e a conquistar leads mais qualificados.
Na Dealer Marketing Center, multiplataforma de Marketing da Lead Force, você terá acesso a todas as informações que precisa sobre seu SEO.
Ou seja, o desempenho das suas palavras-chaves por histórico de posicionamento, volume e acessos orgânicos gerado para o seu site e muito mais.
Quer saber mais? Entre em contato com a nossa equipe.