Estabelecer metas conjuntas e integrar os setores de marketing e vendas vai potencializar seus resultados

Marketing e vendas: como integrar os setores e vender mais? 

O planejamento da sua concessionária prevê a integração entre os setores de marketing e vendas? Se os seus times não estão alinhados e orientados para um mesmo objetivo, cuidado: você pode estar colocando em risco o sucesso de suas estratégias e perdendo oportunidades de vender mais. 

Pense no seguinte cenário, a sua concessionária decide criar um sorteio com um prêmio exclusivo, mas que para concorrer seus clientes precisam ter feito compras acima de mil reais. Qual é o primeiro passo para obter êxito nesta ação? A resposta certa é planejar ações com seu time para atrair esses clientes. 

Numa ação estratégica, todos os departamentos da sua concessionária devem estar alinhados e todos devem conduzir o consumidor ao longo do funil de vendas, pois a maioria das captações começam no digital e terminam no físico. 

Mesmo em meio a pandemia, de acordo com o Google, houve um crescimento de 113% nas navegações em lojas de carros em 2021. Ou seja, um cliente que foi impactado por um anúncio no seu site, redes sociais, google ou via e-mail marketing vai chegar até o seu showroom querendo saber sobre a oferta que ele recebeu.

Da mesma forma, se ele interage com o chat-robô do seu site, em algum momento vai precisar entrar em contato com seu time de vendas. O papel dos seus vendedores vai ser fortalecer o discurso aplicando os mesmos gatilhos mentais e reforçando benefícios para guiar esse cliente até a conversão. 

Estabeleçam metas conjuntas para evitar conflitos

Devido à alta cobrança, pressão para alcance de metas, falta de comunicação e limitação de recursos, as concessionárias podem se tornar um ambiente propenso a conflitos. 

Essas situações são motivadas por disputas entre setores e níveis de hierarquia. Isto resulta em problemas como os profissionais de um setor não colaborarem com os pedidos de outros departamentos, impactando no tempo e na qualidade das entregas. 

Por isso, defina: Quais são os principais objetivos da sua concessionária? Como vocês vão alcançar essas metas? Como está o mercado? O que deve ser evitado? Reúna seu time de marketing e vendas, converse sobre esses pontos e pensem em ações conjuntas que cada equipe pode desenvolver para conquistar os resultados desejados.

Mantenha os setores de marketing e vendas informados e esteja atento aos seus resultados. Uma campanha de marketing mal direcionada, um post equivocado nas redes sociais podem afetar suas vendas.  É preciso saber o impacto de cada ação e estar atento quando mudar. 

Outra forma de evitar conflitos que tem sido utilizada por algumas concessionárias é apostar em ações assertivas e cooperativas. Um estudo realizado pela RAU (Revista de Administração Unimep), mostrou que os profissionais do setor automotivo adotam o Acordo e a Colaboração como estratégia para resolução de problemas, visando a satisfação mesmo que de forma moderada dos interesses coletivos. Afinal, tanto o profissional de marketing quanto o vendedor estão presentes na jornada de compra do seu cliente e mesmo que atuem em momentos distintos, as ações de ambos afetam o resultado. 

Integre os setores da sua concessionária 

Invista na integração dos departamentos da sua concessionária e automatização dos seus atendimentos.

Para vender mais, você precisa garantir que seu cliente encontre as respostas que ele precisa a qualquer momento, dentro ou fora do horário comercial. Para atender as necessidades do seu cliente e integrar os setores da sua concessionária, você pode investir no Whatsforce Plus da Lead Force. 

A solução de autoatendimento permite que você tenha um número oficial de WhatsApp por loja que atenda a todos os seus departamentos. Sua equipe de atendentes pode conversar com seus clientes via WhatsApp, Facebook messeger e direct do Instagram ao mesmo tempo. 

Além disso, o Whatsfore Plus vem com um chat-robô pronto e personalizado de acordo com as preferências e necessidades da sua marca. Da mesma forma, sua equipe de marketing pode incluir ofertas, divulgar campanhas, redes sociais e o seu site. É possível consultar o número de leads que vieram via Whatsforce Plus e a conversa entre clientes e vendedores a qualquer momento na Dealer Marketing Center. Toda negociação fica registrada nas oportunidades dentro do seu CRM. 

Como a Lead Force pode ajudar?

A Lead Force é uma empresa líder em inteligência de Marketing Digital especializada no setor automotivo. Somos Google Partner Premier, Meta Business Partner e Waze Partners. 

Desenvolvemos soluções próprias com foco em captação e conversão de leads. Somente com a implantação do Whatsforce Plus, um de nossos clientes de uma concessionária Chevrolet alcançou um crescimento de 530% na captação de leads. 

Quer saber mais sobre essa solução? Vamos conversar.   

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