Conheça o significado das principais métricas do Marketing Digital e como elas são calculadas

Métricas: Qual é a diferença entre CPC, CPV, CPL e CPA? 

Se você trabalha com Marketing digital, certamente já ouviu falar em CPC, CPV, CPL e CPA. Essas siglas são algumas das principais métricas para avaliar o desempenho de suas ações em campanhas, investimento e estratégia. 

O que talvez você ainda não saiba sobre este assunto é o significado de cada uma dessas siglas e as principais diferenças entre cada métrica. Se este for o seu caso, continue conosco, pois te mostraremos os dados que você deve acompanhar para otimizar seus resultados. 

Entendendo seus resultados

Antes de conhecer o significado de cada sigla e entender a utilidade de cada métrica é importante que você saiba que os resultados que em suas campanhas vão variar por conta de diversos fatores. Aspectos como presença digital, reputação, orçamento e objetivos da sua concessionária impactam diretamente nos resultados de suas ações. 

Por isso, é tão importante acompanhar suas métricas e alinhar suas expectativas à realidade da sua concessionária. A partir disso, você conseguirá construir estratégias, definir metas e redirecionar suas ações caso algum resultado não esteja dentro do esperado.  

Agora, vamos às métricas? 

Entendendo o que é CPC – Custo por Clique 

O Custo por Clique, mais conhecido como CPC, significa que o anunciante vai pagar pela quantidade de cliques que recebeu

Para exemplificar, imagine que você imprimiu vários panfletos e está parado na frente da sua concessionária tentando distribuir para as pessoas que estão passando em frente ao seu negócio. No final do dia, apenas 10 pessoas aceitaram seu panfleto e entraram no showroom e por isso, você vai pagar somente essas 10 unidades. 

O Custo por Clique funciona de forma similar. Sua concessionária vai pagar somente pelos cliques recebidos por um possível lead ou cliente. Esta métrica é uma das mais utilizadas no marketing digital por mostrar de forma minuciosa quais resultados suas campanhas estão alcançando. É possível comparar o número de pessoas que visualizaram uma página e quantos clicaram no anúncio. 

Normalmente, esse formato é utilizado nas campanhas de Ads do Google e também de algumas redes sociais. O CPC é uma métrica que pode ser utilizada para quem deseja atrair pessoas e gerar mais tráfego para sites, blogs ou que está iniciando no mercado digital. 

Para calcular o CPC é simples: divida o total de gasto pelo número de cliques no anúncio. 

CPC = Total gasto

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Número de cliques

Entendendo o que é CPV – Custo por Visualização ou Custo por Visita 

O CPV é a sigla para duas métricas em Marketing. Ele pode ser associado ao Custo por Visualização ou Custo por Visita

Para simplificar, vamos falar sobre o Custo por Visualização primeiro. Esta métrica está relacionada aos anúncios em vídeos divulgados no Google Ads. 

Neste formato, é importante enfatizar que o valor pago pelos anúncios em vídeos não depende da visualização completa do anúncio e sim, do número parcial de exibições e interações como cliques nos Call to Actions e outros. O cálculo do CPV é dividir o custo total da campanha pelo número total de visualizações. 

Semelhantemente, o Custo por Visita também está relacionado ao total de acessos ao seus site, blog, redes sociais e outros. Porém esta métrica é mais complexa de ser analisada, pois o tráfego da sua página na web pode ser de origem paga ou orgânica. 

E, apesar do CPV ter como foco o custo por tráfego pago, é necessário considerar que um anúncio também pode gerar visitas orgânicas. Portanto, considere todos os detalhes e variáveis ao fazer esta análise. O cálculo do CPC neste caso é o mesmo: custo total da campanha dividido pelo número total de visitas. 

CPV = Total gasto 

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Número total de visitas

Entendendo o que é CPL – Custo por Lead 

O Custo por Lead se refere a quanto precisou ser gasto para cada lead adquirido. O foco é no preço do lead e não da campanha propriamente dita.

Vamos voltar ao exemplo anterior sobre os panfletos para entender como calcular esta métrica. O Custo por Lead seria o equivalente a você pagar R$50,00 reais em um pacote com folhas e deste investimento um total de 10 pessoas que pegaram o panfleto se tornarem seus leads. 

Considerando esses dados, seu custo por lead vai ser o total do investimento: R$50,00 dividido pela quantidade de leads (10) que vão resultar em um valor de R$5,00 por lead. 

Para garantir que sua análise seja assertiva, a recomendação é que nesse processo você saiba diferenciar o que é Marketing Qualified Lead (MQL), em tradução, Lead Qualificado para o Marketing que são pessoas interessadas em materiais como e-books, newsletters e outros. Dos Sales Qualified Lead (SQL), que são Lead Qualificados para Vendas e normalmente busca por orçamento, test-drive e outros. 

Não existem garantias que um lead vai se tornar um cliente. Portanto, a dica é que o valor do seu Custo por Lead seja baixo. 

CPL = Total gasto
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Leads gerados

Entendendo o que é CPA – Custo por Aquisição 

De forma resumida, o Custo por Aquisição é o valor gasto por cada conversão realizada

No mesmo sentido que o CPL, o Custo por Aquisição é a métrica que vai te dizer quanto cada conversão te custou. Lembre-se que o termo conversão é muito amplo, pois alguns podem definir por conversão o download de um e-book, o clique em um anúncio e outros. 

Caso você queira resultados mais assertivos, pode definir como conversão cada venda realizada e a partir disso, saber quanto cada cliente te custou no processo. O cálculo para essa métrica também é simples, basta dividir o total investido pelo número de conversões. 

CPA = Total gasto

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Número de conversões

Veja também: CPA: venha ver tudo sobre esse importante indicador

Como a Lead Force pode te ajudar? 

A Lead Force é líder em inteligência de mercado em marketing para o setor automotivo. Somos especialistas em criação de campanhas em Ads para Google e redes sociais, pois possuímos os selos de Google Partner Premier e Meta Business Partner. 

Além disso, contamos com a Dealer Marketing Center, uma multiplataforma em que você poderá consultar todos os seus resultados em tempo real. Fique por dentro do valor gasto em suas campanhas por Impressão, Cliques, Conversão e muito mais. Ficou interessado? Entre em contato com a nossa equipe. 

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