Descubra quais são as diferenças e benefícios entre as estratégias de Omnichannel e Multicanal

Omnichannel x Multicanal: Quais as vantagens de cada estratégia? 

Novos tempos, demandam novas estratégias. A jornada dos compradores de carros no Brasil mudou e com ela a comunicação e o relacionamento com o público.  

Um estudo realizado pelo Grupo Globo em parceria com o Mindminers mostrou que 76% dos brasileiros levam até um mês para finalizar uma compra. Nesse sentido, a comunicação e o relacionamento dos consumidores com as concessionárias também têm mudado. 

De acordo com o Google, 91% dos compradores de carro fazem pesquisa online antes da compra. 

Cerca de 72%  dessas buscas são feitas pelo celular. Portanto, 63% dos consumidores descobrem a sua concessionária pela internet por meio de pesquisas, sites, anúncios e redes sociais. 

E diante de um cenário tão competitivo, a estratégia de comunicação tem sido um importante aliado para sair na frente. Os formatos omnichannel e multicanal têm ganhado espaço e nós queremos abordar as vantagens de cada um deles no conteúdo a seguir. 

Quais são as diferenças entre a estratégia Omnichannel e Multicanal? 

Primeiramente, antes de entendermos todos os benefícios de cada estratégia, vamos entender quais são as diferenças de cada abordagem. 

Apesar de algumas pessoas acharem que Omnichannel e Multicanal são a mesma coisa, a estratégia de comunicação para ambos os formatos é diferente. 

Como o próprio nome já indica, Omnichannel é uma estratégia de comunicação focada em proporcionar uma experiência unificada para os seus consumidores em todos os seus canais. 

Então, seja no WhatsApp, Facebook, Instagram, sites e até mesmo na sua concessionária, seu objetivo é proporcionar uma experiência focada no seu cliente. 

Em contrapartida, a estratégia Multicanal conta com mais canais e busca maximizar os resultados de cada um deles. 

Cada meio de comunicação vai possuir estruturas e metas diferentes. Além disso, o foco desta abordagem é o produto ou serviço. Conforme um canal obtenha um melhor resultado, mais investimento ele receberá. 

Quais são os benefícios de cada estratégia? 

Visto que o omnichannel e multicanal são duas abordagens diferentes, vamos agora discutir sobre os benefícios de cada estratégia para o seu negócio. 

Omnichannel

Veja os benefícios da estratégia Omnichannel

Bem como citado anteriormente, um dos maiores benefícios de construir uma comunicação omnichannel é a integração de processos e a satisfação dos seus clientes, mas não é somente isso. 

Considerando que o pilar do omnichannel é proporcionar uma experiência única para cada  consumidor é possível unir todos os seus processos. Desse modo, você garante que, por exemplo, o atendimento que o seu cliente vai ter no seu WhatsApp e no seu Instagram, seja o mesmo.

Como resultado, você potencializa seus resultados. Segundo um estudo do Google, essa estratégia de comunicação impulsiona uma taxa de 80% mais visitas às lojas físicas. 

No Brasil, a expectativa é que até 2025 o comércio omnichannel tenha aumentado em 30% e que 43% do total de vendas seja omnichannel. 

Neste blog, nós abordamos mais benefícios da estratégia omnichannel e damos dicas de como você pode melhorar seus resultados: Cinco ações que não podem faltar na sua estratégia omnichannel

Multicanal

Entenda quais são as vantagens da estratégia Multicanal

Uma vez que a estratégia multicanal tem como proposta a maximização dos meios de comunicação e a performance individual de cada um deles, podemos dizer que a maior vantagem deste formato é justamente poder construir abordagens personalizadas.

Dentro de uma visão multicanal, você pode explorar diferentes formas de comunicação e estratégias para alcançar seus resultados. Isto é, desenvolver uma proposta exclusiva para trabalhar com os atendimentos ou vendas via Instagram, Facebook, Site e outros. 

A partir do resultado obtido, você tem a oportunidade de investir em um canal que te traga melhores resultados. 

Vale a pena lembrar que o foco do multicanal está no produto e apostar neste tipo de estratégia pode ser benéfico para o seu negócio, pois os consumidores brasileiros disseram em um estudo que ao decidir comprar um veículo, eles fazem buscas em: 

  • 41% Sites de busca; 
  • 35% Direto na concessionária; 
  • 36% Falando com amigos;
  • 31% Em sites especializados; 
  • 27% Em sites das próprias marcas;
  • 26% Em páginas de avaliações nas redes sociais; 
  • 25% Em páginas de avaliações no Youtube; 
  • 19% Em blogs de avaliações de produtos. 

Por isso, pode ser positivo para o seu negócio um investimento em cada plataforma de comunicação de forma personalizada. 

Qual solução escolher? 

Como você pode perceber, tanto a estratégia omnichannel quanto a multicanal oferecem diferentes vantagens. 

Desta forma, é impossível dizer que existe uma estratégia superior a outra, pois cada uma delas é definida conforme os objetivos, condições e necessidades da sua concessionária. 

No entanto, tanto a Lead Force, quanto a Syonet, que são empresas parceiras em tecnologia para concessionárias, possuem soluções Omnichannel e Multicanal. 

Agendamento Multicanal 

Para aqueles os concessionários que desejam reduzir custos e ampliar seus canais de comunicação, a Syonet oferece o Agendamento Multicanal. 

A plataforma de automação de atendimento conta com um robô integrado a todos os canais da sua concessionária. É possível realizar agendamentos e se comunicar com seus leads e clientes via site, WhatsApp, e-mail, Facebook, SMS e ligação. 

Além disso, o agendamento multicanal é integrado ao seu DMS, CRM, Plataforma de Gestão de Marketing Digital e Montadoras. Tudo isso com a oportunidade de ainda realizar pesquisas de satisfação para entender como está sendo a experiência dos seus clientes com a sua concessionária. 

Whatsforce Plus 

Da mesma forma que o Agendamento Multicanal, o Whatsforce Plus é uma plataforma de autoatendimento. 

Contudo, a maior diferença entre as duas plataformas é a quantidade de canais de comunicação disponíveis, pois o foco do Whatsforce Plus é que você construa uma estratégia omnichannel para a sua concessionária. 

Por conta disso, o Whatsforce Plus te permite ter um número de WhatsApp por loja e atender a todos os departamentos da sua concessionária. 

Com a solução, você consegue integrar todos os seus setores e gerenciar suas filas de atendimento. Outra vantagem é que dentro da plataforma você pode responder seus leads via WhatsApp, Instagram Direct e Facebook Messenger. 

Quer saber mais sobre essa solução? Entre em contato com a nossa equipe. 

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