Conheça os erros mais comuns no planejamento de Marketing e como evitá-los

Os 5 erros mais comuns na hora do planejamento de marketing da sua concessionária 

Quando o assunto é erro de ações de Marketing, cada empresa possui uma história para contar. Alguns são corriqueiros, enquanto outros, fogem do padrão. Para alguns, eles se transformam em aprendizados, já para outros, em sofrimento. 

A questão principal sobre o tema é que mesmo tentando acertar, sua concessionária não está livre de cometer erros. Para ajudá-lo, listamos os 5 erros mais comuns na hora do planejamento de marketing da sua concessionária e como evitá-los. 

1- Planejar sem definir 

Antes de planejar algo, defina os seus objetivos e as ações necessárias para alcançar essa meta e como mensurar os resultados

Veja a história do João, analista de marketing de uma concessionária no interior de São Paulo. O site da empresa que ele trabalha não está vendendo. Seus superiores não gostaram do resultado e transferiram a responsabilidade para o marketing. O desafio de João é mudar esse cenário e trazer resultados. 

Por causa do impacto do problema, ele tenta resolver o quanto antes e decide que a raiz de todos os males do site são os preços dos produtos e serviços. A partir dessa percepção, João cria um feirão online e se surpreende ao descobrir que mesmo com as ofertas, as vendas continuam baixas. 

Moral da história? Planejar, sem analisar o contexto e não definir  o chamado objetivos SMART: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e delimitados por um espaço de tempo. Planejamento sem metas  não vai levar a sua concessionária a lugar nenhum. 

Algumas coisas poderiam ter proporcionado um resultado melhor para o João: por exemplo, se ele avaliasse outras possíveis causas para a má performance, como o posicionamento do site nos buscadores de pesquisa. Se o resultado fosse ruim, ele poderia: 

  • Criar um plano estratégico para melhorar a posição do seu site no ranking dos mecanismos de pesquisas;
  • Definir ações práticas como otimização do SEO e ferramentas para ajudá-lo a melhorar o desempenho do site;
  • Acompanhar o progresso e definir próximos passos com base no desempenho. 

2 – Desconhecer sua persona

Conhecer suas personas vai te ajudar a alcançar leads mais qualificados e se comunicar de forma mais efetiva

Não conhecer sua persona vai criar um abismo entre a expectativa que você possui ao planejar uma ação de marketing e os resultados que ela vai alcançar. De acordo com uma pesquisa realizada pela Itsma, 90% das empresas que usam personas em suas estratégias foram capazes de obter uma compreensão mais clara de seus consumidores

Outro fator importante que demonstra a importância de ter personas bem definidas, é que a concorrência no ambiente digital se tornou mais acirrada e ter uma visão generalista pode atrair leads não qualificados. No mesmo estudo a Istma revelou que 56% das empresas conquistaram leads qualificados usando personas. 

A partir da compreensão sobre os hábitos de consumo, desejos e necessidades do seus clientes, você vai conseguir se comunicar de forma mais efetiva, reduzir o tempo de conversão e impulsionar seus resultados. 

3- Adotar estratégias de outras concessionárias 

Não adote estratégias de concorrentes sem avaliar se elas são coerentes com o seu modelo de negócios

Aprender com os erros dos outros é importante, assim como se inspirar em acertos, mas cuidado: você precisa adotar estratégias de marketing que façam sentido para a sua concessionária. 

O modelo de negócios de uma concessionária vai ser diferente de uma marca para outra e até de uma região ou cidade para outra. A localização geográfica da empresa, o perfil das personas, a proposta de valor, o relacionamento com os clientes, entre outras variáveis são determinantes para o sucesso de uma ação. 

Por isso, lembre-se que analisar seus concorrentes e identificar oportunidades é um dever, mas antes de seguir qualquer metodologia, estude e avalie se ela faz sentido para o seu cenário de negócio. 

Para exemplificar: cada modelo que a sua concessionária comercializa, possui uma persona. Se esta persona é um jovem universitário, de 22 anos, que usa o veículo para frequentar a faculdade, a linguagem que você vai utilizar e o tipo de conteúdo que ele vai consumir te permite ser informal e usar memes, referências de filmes, séries e outros. Mas, se ele for mais velho, ele não vai compreender a mensagem que você está transmitindo e isso vai te afastar do seu cliente. Então, adote o que faz sentido para a sua concessionária.

4 – Falta de otimização de SEO

Entre os benefícios que a otimização de SEO traz para o seu negócio é o aumento do tráfego orgânico e a economia nos custos por aquisição

Atualmente, 94% das compras de automóveis começam online (fonte: Google) e terminam no showroom da sua concessionária. Com tantos concorrentes brigando por audiência, não realizar um planejamento de SEO para o site da sua concessionária vai impactar negativamente na sua performance. 

Portanto, se você quiser colocar e manter o seu site no topo dos resultados de pesquisas do Google precisa constantemente otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca. Como resultado, você vai aumentar seu tráfego orgânico e reduzir seus custos de aquisição. 

Uma das soluções digitais que a Lead Force oferece para as concessionárias é o serviço de SEO, que conta com a otimização completa do site da sua concessionária para os mecanismos de pesquisa. Além de criar e configurar as palavras-chaves que vão destacar seu negócio no meio digital, nós também acompanhamos o seu desempenho. 

Na Dealer Marketing Center (DMC), nossa multiplataforma de marketing digital automotivo, conseguimos te mostrar: 

  • Quantas palavras-chaves você possui e o posicionamento classificado de acordo com o ranking de palavras mais exibidas em um top de 10 a +50;
  • O retorno sobre o investimento (o quanto você gastaria se precisasse comprar estas palavras em campanhas); 
  • E o desempenho das palavras: quantas palavras cresceram e caíram em posicionamento e muito mais. 

Para saber mais sobre a Dealer Marketing Center e SEO acesse: Conheça a Dealer Marketing Center, a multiplaforma que vai impulsionar os seus resultados

SEO: por que sua concessionária precisa estar no topo?

5 – Gastar verbas com campanhas que não convertem 

Para que suas campanhas de Marketing convertam, elas precisam ser configuradas da forma correta e trazer resultados constantes

Investir em tráfego pago em plataformas como Google, Facebook e Instagram vai lhe trazer bons resultados em alcance, cliques, impressões e conversões. Mas, se essas campanhas não alcançarem o público certo, é apenas desperdício de dinheiro. 

Ao construir uma campanha paga você deve ter informações definidas sobre seu público-alvo como a segmentação desse público e seus subgrupos. Mas não é somente isso: saber qual formato de anúncio, definição de orçamento por clique e monitoramento dos resultados  são fundamentais para a sua concessionária e vão definir se suas campanhas de fato convertem. 

Especialista em performance, a Lead Force trabalha a captação de leads no ambiente digital por meio do Google Ads, Facebook, Instagram Ads, LinkedIn Ads e TikTok Ads. Construímos campanhas com foco em gerar conversões para a sua concessionária. 

Atualmente, estamos entre os 3% das melhores empresas que gerenciam Google Ads no Brasil e somos a única empresa especializada do setor automotivo que conquistou esse status. Somos Google Partner Premier, Meta Bussiness Partners e Waze Partners, o que demonstra a  capacidade da nossa equipe em oferecer os melhores resultados. 

Como a Lead Force pode ajudar em seu planejamento de marketing?

A Lead Force é uma empresa líder em inteligência de Marketing Digital especializada no setor automotivo. Nós temos soluções para sites, captação de leads e conversão com ferramentas personalizadas para atendimento. 

Nossa multiplataforma, a Dealer Marketing Center, oferece todos os resultados que o seu time precisa para mensurar todos os resultados das estratégias e canais de marketing da sua empresa. 

Quer saber mais sobre nossas soluções? Vamos conversar. 

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