Entenda a importância de conhecer a jornada de compra do seu cliente 

Você conhece a jornada do seu consumidor? 

Você já se perguntou como seus leads e clientes chegam até a sua concessionária? Sabe dizer a razão pela qual ele disse não para a sua loja, mas disse sim para o seu concorrente? O que eles avaliam antes de comprar? 

Conhecer a jornada do seu consumidor é o primeiro passo para responder a essas e outras perguntas. Quanto mais você entender sobre as decisões de compra, melhor serão suas ações. 

Então, vamos começar a sua jornada de conhecimento? 

O que é Jornada do Consumidor? 

Primeiramente, vamos entender o significado do termo. Em resumo, a jornada do consumidor, também conhecida como jornada de compras, é um conjunto de etapas que o seu cliente percorre até o momento da compra. 

Quais etapas compõem o processo de compra?

A jornada do seu consumidor não acontece em linha reta. Seus consumidores podem chegar até você por diversos canais

Atualmente, o número de etapas que compõem a jornada do consumidor pode variar, mas o Google realizou um estudo durante a pandemia e revelou que basicamente, os consumidores são expostos a duas atividades principais: 

  • Exploração: é uma etapa mais expansiva, um momento em que os consumidores estão sendo expostos aos gatilhos mentais que possuem grande influência na tomada de decisão. 
  • Avaliação: uma atividade redutiva, pois o consumidor está realizando uma análise sobre a marca, produto, serviço para realizar a escolha. 

Dito isto, você precisa entender dois importantes fatores sobre esse processo. 

O primeiro é que ao pesquisar sobre uma marca, visitar as redes sociais, buscar informações sobre a opinião de outros consumidores e outros pode ser entendido como um ato de exploração ou avaliação. 

O segundo ponto é que a avaliação a respeito da experiência está conectada a confirmação social e pós-compra. 

A confirmação social é um viés importante para a tomada de decisão e está atrelada à experiência relatada por outros consumidores como garantia de qualidade.

Um estudo publicado pela Globosat, trouxe informações interessantes sobre como os brasileiros valorizam a opinião de outros consumidores. 

  • 78% das pessoas confiam mais em pessoas como elas do que em acadêmicos; 
  • 65% dos brasileiros consideram “indivíduos” uma fonte confiável do que as instituições, que possuem 35% da preferência.  

Nesse sentido, o pós-compra é a própria experiência do consumidor na jornada de compra. Se a experiência for positiva, sua concessionária terá a oportunidade de reter esse cliente, fidelizá-lo e até mesmo, ganhar um promotor da marca. 

Em contrapartida, uma experiência negativa pode gerar a perda do cliente e comentários negativos que podem afetar a reputação da sua concessionária. 

Como seu consumidor vai chegar até a sua concessionária 

Por fim, podemos dizer que até chegar até a sua concessionária, seu consumidor vai analisar o máximo de informações possíveis. 

Ele vai realizar pesquisas online em diversos canais: sites, redes sociais, portais destinados à avaliação do consumidor como o Reclame Aqui e outros. 

Ao longo desse processo de pesquisa, ele vai avaliar sua proposta de valor, o atendimento recebido na central de atendimento da sua concessionária e outros aspectos. Logo após a essa analise ele vai realizar a tomada de decisão.

Qual a importância do Marketing Digital nessa jornada? 

A resposta para essa pergunta é simples. Conhecer a jornada do seu consumidor abre um leque de oportunidades para a sua concessionária atrair leads e convertê-los

É inegável que a publicidade e a propaganda são parceiros indispensáveis para o marketing da sua concessionária, mas para alcançar bons resultados é preciso entender para quem e para onde direcionar as suas ações. 

Para exemplificar, imagine que você construiu um anúncio no Google Ads, mas não segmentou sua campanha de forma correta e errou as palavras-chaves. Como seu cliente vai encontrá-lo? 

O cenário se torna mais complexo se o seu site não estiver otimizado e bem ranqueado nos buscadores de pesquisas. Afinal, isso significa que o seu concorrente está na sua frente. 

Assim como é problemático se o seu lead entrar nas suas redes sociais e não tiver nenhuma informação sobre os benefícios de fechar negócio com você. 

Portanto, é essencial conhecer a jornada do seu consumidor para que em todos os pontos de contato que ele terá com a sua concessionária ao longo do processo, seu marketing consiga alcançá-lo, atraí-lo e convertê-lo. 

Veja também: Você conhece a sua persona? Descubra como conhecer seu público pode transformar o seu Marketing 

Como a Lead Force pode te ajudar? 

A Lead Force é uma empresa de Inteligência de Marketing Digital para o mercado automotivo. Atualmente, atendemos a mais de 1.200 clientes e estamos presentes em 1.100 concessionárias em todo o Brasil. 

Especialistas em performance, somos Google Partner Premier e estamos entre os 3% das melhores empresas que gerenciam Ads no Brasil. Além disso, Waze Partners e Meta Business Partners. 

Desenvolvemos soluções próprias e oferecemos 15 soluções digitais que contemplam sites, ferramentas para captação e conversão de leads.

Quer saber como podemos te ajudar a construir uma jornada de sucesso para a sua concessionária? Fale com a nossa equipe.  

Conheça nossas soluções de Marketing

Outros
Assuntos

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.

© Copyright 2022 Lead Force