É importante olhar além das características demográficas do seus leads e clientes para construir ações de Marketing mais efetivas

Você conhece a sua persona? Descubra como conhecer seu público pode transformar o seu Marketing

Quem é o cliente da sua concessionária? Se a sua resposta limitou-se apenas a características como gênero, faixa-etária e localização, sua estratégia de marketing precisa ser reavaliada. Conhecer a sua persona pode ser a informação que vai transformar o seu marketing. 

Na maioria das vezes, tanto você quanto o seu concorrente, possuem as mesmas ferramentas de tecnologia e até mesmo modelos de veículos para tentar converter seus clientes. Logo, se diferenciar pode ser uma tarefa árdua.

O segredo para sair na frente está em identificar particularidades e necessidades das suas personas e direcionar suas ações de marketing para esses pontos. 

A representatividade no marketing é algo que vem sendo discutido há algum tempo, pois tem crescido o desejo dos consumidores de se relacionarem com marcas que estejam alinhadas aos seus valores.

Por isso é importante estudar suas personas e direcionar suas ações. Nós listamos três dicas pontuais para te ajudar nesse processo. 

#1 Dê uma identidade para a sua persona 

Sua persona precisa ter rosto, personalidade, preferências e necessidades pontuadas

Não adianta construir uma personas se limitando ao preenchimento de uma lista de características interpessoais. O conceito de personas é o aprofundamento das informações e individualidade. 

Não basta dizer que seu cliente é um homem, morador de São Paulo, pai de primeira viagem, 35 anos. É preciso ir além e falar do Bruno, um micro empreendedor de 35 anos, casado, pai de um recém-nascido que mora em Santos, no litoral paulista e que precisa trocar de veículo. 

Nesse momento, por conta da necessidade constante de locomoção de seu filho para médicos, especialmente no inverno, ele deseja ter um carro mais espaçoso para acomodar a cadeirinha no banco de trás. Sua maior insegurança com relação a troca é que um veículo maior gaste muito mais combustível no percurso que ele já costuma fazer.

Ter essas informações vai te ajudar a criar ações de marketing e vendas mais efetivas, pois você terá argumentos para apresentar um modelo de veículo que seja mais confortável e econômico, removendo o impedimento que Bruno teria com relação a troca. 

#2: Observe seus clientes e identifique diferentes perfis 

O conceito de persona é a individualidade, porém é preciso lembrar que a sua concessionária possui diferentes perfis de clientes e você precisa atender as necessidades de cada um deles. 

Da mesma forma que você pode vender para um pai de família, uma jovem universitária também pode ser um potencial cliente da sua concessionária. É necessário ter diferentes personas. 

Mas, lembre-se: a persona é resultado de uma amostra do seu público. A persona não é baseada em um único perfil de clientes e sim, a soma de diferentes pessoas que possuem diversas características em comum. 

A observação destes perfis deve ser constante. Faça perguntas, registre o máximo de informações que você tem a respeito dos seus clientes: 

  • Identifique como a preferência por modelo A está conectada com determinada necessidade; 
  • Descubra quais são os pontos de insegurança; medo e tensão; 
  • Avalie quais conteúdos geram mais engajamento; 
  • e muito mais!

#3: Entenda como suas personas chegam até você 

Construa um mapa da jornada de suas personas e saiba os caminhos que elas percorrem até o momento da compra

Vamos voltar ao exemplo do Bruno, a persona deste texto. Qual é o caminho que ele percorreu até chegar a sua concessionária? Quais foram os termos utilizados por ele no momento de pesquisa que trouxeram ele até o seu showroom? 

Para esta análise, vale a pena até mesmo considerar se ele teve contato com o seu concorrente ao longo da jornada. 

Logo, fazer essa identificação vai te ajudar a direcionar suas ações de marketing. Por exemplo, a segmentação das suas campanhas de Ads, suas palavras-chaves e o conteúdo dos seus canais de comunicação. 

Por fim, o resultado dessas ações vai refletir na tomada de decisão do seu lead, pois seu time de marketing e vendas vai conseguir identificar quais são os pontos de tensão e propor soluções. 

Veja também: Desenvolver conteúdo para o site da sua concessionária é relevante?

Como a Lead Force pode te ajudar? 

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Somos Google Partner Premier e a única empresa de Marketing para o segmento automotivo que está entre os 3% das melhores empresas que gerenciam Google Ads no Brasil.  

Além disso, somos Waze Partner e Meta Business Partner e contamos com uma equipe certificada que vai te ajudar a construir campanhas eficientes. 

Por meio da Dealer Marketing Center (DMC), nossa multiplataforma, você conseguirá acompanhar a chegada em tempo real dos seus leads e os resultados de suas campanhas de Ads para Google e redes sociais.  

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