Com mais de 100 milhões de brasileiros, a plataforma é uma ferramenta de comunicação poderosa para a sua concessionária

WhatsApp: aproveite as oportunidades de negócio para a sua concessionária

O WhatsApp é uma das plataformas de comunicação mais poderosas do mundo para os negócios, mas a sua concessionária tem aproveitado todas as oportunidades que essa plataforma oferece? 

De acordo com um estudo global, o WhatsApp conta com 2 bilhões de usuários ativos. Deste número, o Brasil é o segundo país que mais usa o aplicativo no mundo com mais de 100 milhões de usuários.  Ou seja, sua presença na plataforma é obrigatória, pois seu cliente e sua concorrência já fazem uso dela. Mas, como se destacar? Como usar o WhatsApp de forma estratégica na sua concessionária. Vamos explicar no conteúdo a seguir. 

Atualmente, 50 milhões de empresas utilizam o WhatsApp Business. A versão da plataforma disponibilizada pela Meta possui funcionalidades para negócios de pequeno e médio porte e oferece alguns benefícios, mas existem limitações. 

Quais são as limitações do WhatsApp? 

O WhatsApp Business restringe integrações e o número de usuários. A plataforma não permite mais de um usuário por número, possibilitando a junção de vários departamentos. Neste caso, se em algum dia de promoção, diversos clientes entrarem em contato com a sua concessionária ao mesmo tempo, o atendimento será limitado a uma pessoa. 

Além disso, não é possível conectar o WhatsApp Business a outros sistemas como sua plataforma de marketing ou o CRM da sua concessionária para identificar e acompanhar a chegada de leads e oportunidades.   

As funções disponíveis para a sua concessionária são: programar respostas automáticas, adicionar etiquetas sobre o status da negociação, ter um perfil com as informações sobre o horário de funcionamento e contato. 

Tanto em capacidade, quanto em limitações, sua concessionária e o seu concorrente estão no mesmo nível. Ambos possuem as mesmas forças e fraquezas no uso da mesma ferramenta. 

Como tornar o WhatsApp aliado da sua estratégia? 

Para sair na frente, sua concessionária precisa se diferenciar do concorrente com o melhor atendimento, registro de atividades, gestão de processos e análises de resultados.

Em outras palavras, sua concessionária precisa ser capaz de se comunicar com eficiência não somente via WhatsApp, mas também em plataformas como Instagram e o Facebook. O tempo para que esse atendimento aconteça deve ser imediato, pois quanto mais rápido for o contato com o seu lead, maiores são as chances de mantê-lo aquecido e guiá-lo até a conversão. 

Nestes casos também é importante pensar no fluxo do atendimento e configurar um chat-robô para atender seus clientes assim que eles chegarem até a sua concessionária. O processo atende às necessidades iniciais do seu potencial cliente, em qualquer horário e capta informações pontuais para sua equipe de vendas. 

Outro ponto importante é que a comunicação com o seu lead ou cliente deve ser registrada e, posteriormente, avaliada para que você consiga identificar a qualidade de seus atendimentos e o desempenho da sua equipe. 

Avalie dados como: 

  • Volume de ligações;
  • Duração das chamadas;
  • Total de atendimentos na sua concessionária; 
  • Número de protocolos abandonados e finalizados.

Veja também: Whatsapp como sistema de gestão de clientes

Como Whatsforce Plus pode te ajudar 

O Whatsforce Plus, a solução multicanal da Lead Force é uma API oficial do WhatsApp Business que permite a integração de todas as informações e departamentos da sua concessionária. 

Com o Whatsforce Plus, sua concessionária terá um número fixo de WhatsApp por loja que vai atender a todos os setores. Sua equipe pode atender clientes pelo WhatsApp, Instagram Direct e Facebook Messenger ao mesmo tempo. É possível controlar e acompanhar o desempenho de cada canal via número de atendimentos, tempo médio de negociação, protocolos finalizados e abandonados e volume de mensagens. 

No painel de gestão, é possível gerenciar seus atendimentos e auto-atendimento, canais, operadores, campanhas, relatórios de envios ativos, configurar mensagens pré-definidas, distribuir funções entre seus atendentes e muito mais. 

Outra vantagem da ferramenta é que ela vem com um chat-robô pré-configurado, personalizado e testado para a sua marca. Os fluxos de atendimento automáticos são construídos de acordo com as necessidades e preferências da sua concessionária. Por meio dos fluxos é possível mapear a jornada do seu lead: qual produto ou serviço ele solicitou? Quando ocorreu o atendimento? Qual nota ele deu para o seu serviço? E muito mais. 

O histórico de todas as negociações e oportunidades ficam registrados no seu CRM e na Dealer Marketing Center. Sua equipe pode acompanhar a chegada de leads em tempo real, comparar captações por loja, período e outros. 

Quer saber mais? Vamos conversar. 

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.

Cases

© Copyright 2022 Lead Force